Viajando pelo mundo - 35ª edição


A origem do cinema nigeriano data de 1960, pelas mãos de cineastas como Balogun Ola e Ogunde Hubert, mas o alto custo de produção impediu que fossem adiante. O quadro começou a mudar mesmo na década de noventa e hoje a Nigéria é um dos maiores pólos cinematográficos do mundo, podendo ser comparado a Hollywood e seu equivalente indiano Bollywood. Por ano cerca de mil filmes são produzidos, detalhe importante: todos direto para Homevideo. Salas de cinema no país são quase inexistentes, de 1979 a 2006 apenas um filme foi exibido na telona, em detrimento ao extenso número de videoclubes e locadoras. Com temas que variam entre corrupção, prostituição e ocultismo, a indústria cinematográfica da Nigéria como nos EUA também é constituída por seus astros e estrelas, entre os mais celebrados está Genevieve Nnaji.




Genevieve Nnaji

Filha de um engenheiro e de uma professora, Genevieve Nnaji começou a atuar bem cedo, aos oito anos de idade, numa telenovela. Apelidada por alguns órgãos de imprensa como A Julia Roberts da Nigéria, a atriz é uma das personalidades de maior êxito no continente africano, além de ser um símbolo de ascensão para grande parte das mulheres africanas fama que lhe rende constantes convites para peças publicitárias. Apesar de jovem, Nnaji tem cerca de oitenta filmes em seu currículo, iniciado com o longa Most Wanted, e conseguiu se projetar de tal forma que em Nollywood, a "Hollywood nigeriana”, passou a ser freqüentemente requisitada por renomados cineastas. Com Ijé conquistou crítica e público, interpretando a protagonista Chioma, uma mulher que viaja da Nigéria para os EUA para ajudar a irmã presa, suspeita de assassinato do marido. O filme foi sucedido por Tango with me, produção pela qual foi indicada ao África Movie Adacemy Awards, o Oscar da África, no ano passado na categoria melhor atriz.


Cena de Tango with me

2 Response to "Viajando pelo mundo - 35ª edição"

  1. Kamila says:

    Mais um nome destacado por essa seção que eu nunca ouvi falar...

    Este Blog está cada dia mais interessante. Parabéns ao meu amigo Flávio, que faz deste, um lugar de apropriação de conhecimentos relacionados ao cinema mundial. Ter a chance de conhecer a trajetória daqueles que estão envoltos no entretenimento das ``telonas´´, é valorizar-se do direito de escolha, que é sem dúvida, o sonho de muitos e a realidade de poucos!
    Sucessos meu caro!

Postar um comentário

Powered by Blogger