Um caminho de luz



Vencedor de seis prêmios Goya - o Oscar espanhol - em 2009 - a produção Um Caminho de Luz narra a história de Camino (nome original do filme) - uma garota de 14 anos que acometida por um tumor maligno se torna alvo da Igreja Católica para o processo de beantificação, por causa dos supostos milagres que ocorrem em torno da garota.

Baseado na vida de Alexia González-Barros , falecida em 1985, o filme é dirigido e roteirizado pelo diretor espanhol Javier Fesser - que - a princípio - encontrou oposição da família de Alexia por não ter pedido autorização para levar a história às telas.

O filme de Fesser inicia-se com a protagonista em estágio final em um hospital de Pamplona, na Espanha - já recebendo a extrema unção , dali o roteiro volta ao tempo e se centra nos fatos ocorridos cincos meses antes.

De uma família ligada ao Opus Dei - a mãe é extremamente religiosa e a irmã mais velha mora numa espécie de convento - Camino é uma adolescente como outra qualquer, cheia de vida e prestes a viver a magia do primeiro amor. O pai , por não ser tão ligado a questões de cunho religioso, é um tanto menosprezado pela mulher e até pela primogênita - que encontra nele oposição a tudo o que crê.



Prestes a entrar em uma escola de teatro , muito motivada pela atração que sente pelo primo da melhor amiga que tem o sugestivo nome Jesus, Camino - vivida pela estreante Nerea Camacho - fã de Shakira e de Sr Meebles , personagem de um famoso conto espanhol - vê sua vida mudar quando começa a sentir fortes dores na região do pescoço - o que se constata mais tarde se tratar de um grave tumor.
Nos momentos em que adormece a protagonista se perde em seus sonhos, repletos de belas paisagens - o que lembra um pouco Um Olhar do Paraíso de Peter Jackson , e animações de conto de fadas - destaque aqui para o excelente trabalho fotográfico do diretor Alex Catálan. Estes devaneios são sempre interrompidos quando a triste realidade chega à tona , tornando-os terríveis pesadelos.


Quando delirante por causa da doença a personagem chama por Jesus - o tal garoto por quem está apaixonada . A mãe achando que a filha está se referindo à figura central do Cristianismo - acredita que a forte ligação que a menina tem com o transcedental pode fazer surgir um milagre - o que prende atenção de Dom Luiz - o padre ligado ao hospital onde Camino se encontra - que é quem faz chegar aos ouvidos da Igreja Católica de que uma nova Bernadete - a famosa francesa canonizada pelo catolicismo que supostamente teve visões da Virgem Maria - pode estar por vir.



Javier Fesser - Goya de melhor diretor - é extremamente competente ao abordar a religião pelos dois lados da moeda. De um lado ela é saudável, pois capacita o ser humano a viver sua espiritualidade de uma forma intensa, trazendo consolo e conforto diante das mazelas da vida. Em contrapartida, a religião pode ser manipuladora, impositora e interesseira. A personagem vivida magistralmente pela atriz Carmem Elias, que faz a mãe de Camino - representa bem este lado não tão belo do cenário religioso, que assim como todas as áreas da vida deve ser compreendido e vivido com discernimento. Glória é autoritária com as duas filhas e com o marido, se comporta de forma passiva, achando que todos os acontecimentos são obras divinas e que tudo o que vier a seguir não pode ser mudado. Seus interesses sempre se colocam acima do de todos , não importando se privará suas filhas de viverem a primeira paixão ou de obterem conquistas pessoais. Apesar de sua postura radical, a personagem não assume a alcunha de vilã - é apenas uma mulher super protetora achando que está fazendo o melhor.


Fesser faz um ótimo parâmetro ao mostrar Glória como uma figura emocional e o marido José( interpretado pelo brilhante ator Mariano Venancio) sendo a razão - o comedimento em pessoa. A diferença das relações do casal com as filhas fica bem evidente quando um está longe do outro. Destaque para uma cena - inspirada em Alice no País da Maravilhas - onde a mãe da protagonista aparece gigantesca em um de seus sonhos, censurando suas vontades.
Manuela Velles vive Nuria, a irmã mais velha, de forma contida e sensível. Ela se mostra conformada com sua situação de clausura, impulsionada por uma desilusão amorosa - mesmo tendo que se relacionar com sua superior no convento , que é capaz de dizer coisas do tipo: "A família nós afasta daquilo que é uma missão de Deus" , afim de mantê-la sob suas rédeas.
Mesmo com grandes destaques no elenco veterano e a direção inspirada de Javier Fesser - o maior trunfo de Um Caminho de Luz é a garota Nerea Camacho. Extremamente graciosa, Camacho contrói sua personagem unindo a inocência de uma adolescente fantasiosa à maturidade de alguém que enfrenta uma doença terminal sem totalmente se abater com o fato. O modo como a atriz se comporta em cena é de uma naturalidade singular.
Um Caminho de Luz é uma experiência magnifica, um filme tocante que merece a atenção por mostrar com sinceridade até que ponto o homem pode chegar , achando que está assumindo uma missão em nome de Deus.


Com certeza é um dos melhores filmes da safra 2008.



Nota: 9

0 Response to "Um caminho de luz"

Postar um comentário

Powered by Blogger