Up - altas aventuras


Vencedor do Oscar de melhor animação de 2010, Up - altas aventuras tem uma história que foge do convencional, por centrar-se em um protagonista bem diferente das animações anteriores, cheias de princesas ou animais falantes. Carl Fredricksen (no Brasil dublado por Chico Anisio) é um vendedor de balões já velho e rabugento que decide, bem antes de se tornar viúvo , realizar o último sonho de sua amada Ellie: ir para um lugar chamado o Paraíso das Cachoeiras, na América do Sul.

O filme inicia-se mostrando Fredricksen e Ellie se conhecendo quando crianças, tornando-se melhores amigos um do outro e depois - já adultos - virando marido e mulher.


Como casal, os personagens alimentam o desejo de conhecer o lugar para onde o famoso explorador Charles Muntz foi pesquisar a existência de uma ave gigante, pertencente a uma outra civilização.

Os anos vão se passando e o sonho dos dois sendo adiado, até que Carl Fredricksen consegue adquirir as duas passagens para o Paraíso das Cachoeiras, porém Ellie acaba morrendo de velhice , deixando Fredricksen sozinho e um tanto depressivo.

Com a modernidade chegando, algumas casas terão que ser derrubadas para a construção de arranha-céus e a casa do protagonista é o próximo alvo, mas o personagem fica irredutível em sair do lar onde viveu dias felizes ao lado da mulher.

Forçado a ir para um asilo, devido a uma liminar do tribunal, nosso herói decide realizar seu grande sonho , conhecer o famoso Paraíso das Cachoeiras, e para isso Fredricksen inventa uma espécie de dirigível que ergue sua casa às alturas, por meio de balões a gás. Nesse meio tempo, o velho conhece Russel, um escoteiro gordinho que não sai do pé dele e que acidentalmente acaba fazendo parte desta viagem , e mais adiante - no segundo ato, Dug, um cão que possui uma coleira tradutora de pensamentos e Kevin - uma ave gigante que percebe-se ser o objeto de busca de Charles Muntz - o tal explorador.


Up-altas aventuras é o décimo exemplar produzido pelos estúdios Pixar.
Com um roteiro e uma trilha-sonora caprichados, o longa de animação pode divertir tanto as crianças como também ganhar a atenção dos adultos de gerações diversas, por ter um espírito de ação e aventura dinâmico e atuante.


A grande ousadia dos idealizadores foi mesmo conferir a um personagem com mais de setenta anos o papel de principal condutor das cenas, o que acabou sendo um enorme acerto. É possível se comover com Carl Fredricksen que de garoto sonhador , se torna uma homem apaixonado e depois um idoso solitário e hóstil por ter perdido a cara metade. O surgimento de Russel mexe com Fredricksen de tal maneira , fazendo com que aquela improvável dupla ganhe a platéia.

Como toda animação que se preze, Up - altas aventuras tem lá seu vilão , embora este seja um tanto sem sal e nada ameaçador.

Apesar de não achar que esta seja a melhor animação do ano passado - O Fantástico Sr. Raposo é superior , Up - altas aventuras ganha pontos pela honestidade e sensibilidade de todo o conjunto.

Vale a pena conferir a bela história de Carl Fredricksen e seu pequeno co-piloto. Merece ser visto e revisto.


0 Response to "Up - altas aventuras"

Postar um comentário

Powered by Blogger